Vereador Patrick defende a continuidade do projeto de Erva Mate no município.

Publicado em: 28/02/2020 08:14 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa/Zé Roberto

Nessa semana, o vereador Patrick Erhart Pereira, apresentou a Indicação Nº. 026/2020 pedindo ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Jairo Horst Martins com cópia ao Coordenador local da Agraer Emerson Moreira Batista a continuidade do projeto de Erva Mate no município.

Ao comentar sobre essa proposição, o vereador disse que a Secretaria de Agricultura em parceria com a Agraer vem desenvolvendo desde o ano de 2019 um trabalho para incentivar a produção e o resgate da erva-mate no Mato Grosso do Sul. Para isso está executando no momento um grande projeto cujo objetivo é o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Região Sul Fronteira do Estado.

Patrick disse ainda que estão sendo implantados 20 hectares de erva-mate, beneficiando diretamente 20 agricultores familiares do município e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável vem atendendo 20 produtores, os quais estão implantando 01 hectare de erva-mate em cada propriedade e o atendimento aos produtores está sendo realizado pela equipe da Agraer.

Até o momento foi realizado as seguintes etapas do projeto: cadastro dos produtores no projeto, orientação técnica através de palestra, escolha e demarcação da área, preparo do solo, controle de formigas, sulcamento e adubação da área com esterco de aves e adubo químico e implantação da cultura de crotalárias, as quais servirão para o sombreamento das mudas de erva-mate no momento da implantação a campo das mesmas, de forma que garanta o sucesso do plantio.

Desta forma, o vereador solicita que a sequência seja dada, sendo realizado o plantio das mudas de erva mate. E é pensando no fortalecimento da cadeia produtiva do município e consequentemente na geração de renda, que ele defende este projeto, pois é de vital importância o retorno do cultivo da erva-mate na região de fronteira, uma vez que a cultura da erva-mate sempre esteve presente na vida de todos os fronteiriços.

Ao complementar, o vereador disse também que em consideração ao aumento da agricultura familiar, esse projeto vai contribuir com o fortalecimento da economia do município e de toda a região da fronteira.