Vereador Patrick solicita adesão do programa “Saúde na Hora”, a fim de estender o horário de atendimento em pelo menos d

Publicado em: 24/04/2020 08:18 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa/Zé Roberto

De autoria do vereador Patrick Erhart Pereira, a Indicação Nº. 081/2020 foi aprovada na sessão dessa quarta feira 22 de abril. Nesse documento, o vereador Solicita ao Prefeito Rudi Paetzold, com cópia ao Secretário Municipal de Saúde, Flavio Galdino, que faça a adesão imediata do Programa “Saúde na Hora”, a fim de estender o horário de atendimento em pelo menos duas unidades de saúde: Posto Tremembé e Benedito Lazaro Fernandes da Vila Nova.

Ao justificar a proposição acima, o vereador disse afirmou que a iniciativa irá permitir que a população tenham maiores acessos aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), triagem neonatal, aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros procedimentos.

Patrick disse ainda que; com as unidades funcionando em horário estendido, a saúde espera desafogar os serviços de emergência, como prontos socorros do Hospital Municipal, onde a população busca atendimento em horários em que muitas vezes as Unidades de Saúde da Família já estão fechadas, como no horário de almoço ou no fim da tarde, na volta do trabalho. A medida é mais um passo para a construção de um sistema público de qualidade, que contemple gradativamente toda a população do município. Já que o teste piloto feito no Posto Tremembé, atendendo no horário noturno foi positivo, porém é necessário mais uma equipe de saúde básica.

Deste modo o vereador não só solicita apenas a contratação desses novos profissionais como apresenta a origem do recurso para o pagamento que será via Governo Federal, ou seja, o município não terá despesa adicional com folha de pagamento oriundo do recurso próprio, conforme apresenta o programa.

Ao finalizar, o vereador acredita que este é o melhor momento para aderir ao Programa. “Estamos enfrentando uma pandemia do Covid-19, onde o profissional da saúde tem ainda maior importância já que são primordiais para colaborar com o combate e o tratamento desta doença”. Conclui.