Vereador Patrick defende a elaboração de um projeto, que incentive a economia solidária no município.

Publicado em: 12/05/2020 17:34 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa/Zé Roberto

O Vereador Patrick Erhart Pereira, no uso de suas atribuições legais, apresentou a Indicação Nº. 093/2020, solicitando ao Prefeito Rudi Paetzold, a elaboração de um projeto, que incentive a economia solidária no município de Coronel Sapucaia – MS.

Ao comentar sobre a proposição, o vereador disse que a economia solidária tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e o giro de capital dentro do próprio município, através da sala do empreendedor disponível na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Patrick também explica que o microempreendedor poderá regularizar sua situação de forma que possa vender seu produto ou serviço para a prefeitura municipal como principal aquisidora desse produto ou serviço, bem como para outras empresas do município. Por exemplo: “temos na cidade pessoas que fabricam produtos de limpeza como desinfetante, sabão liquido e sabão em barra, a prefeitura utiliza desses produtos para a limpeza de suas repartições, principalmente nesse momento de pandemia na qual a higiene se faz ainda mais importante”. Exclarece o vereador onde propõe que o executivo promova um diálogo com esses produtores para que eles se adequem dentro da legislação vigente e forneçam esses produtos para a prefeitura com um preço justo que podendo ser menor que o preço de mercado onde oferecem produtos industrializados de grandes marcas. Desta forma, o município usará do recurso público para comprar produtos do pequeno produtor de dentro do próprio município, evitando que o dinheiro saia da economia sapucaiense e vá para outros municípios e até outros estados quando compra esses produtos de fornecedores de fora.

O vereador disse também que esse é só um exemplo, onde poderá fazer parcerias com alguns produtores de mel, aumentar a parceria com os indígenas que produzem feijão, incluindo ainda todo feijão produzido na aldeia e no município nas cestas básicas evitando que esse feijão seja vendido para fora.

“Sabemos que temos nas vilas do nosso município também pessoas artesãs, domésticas que produzem pano de prato, panos de crochê, chinelos e até mesmo pantufas e por que não incluir esses itens nas cestas básicas dada para as famílias carentes de forma a ajudar financeiramente essas pequenas artesãs, valorizando seu trabalho e incentivando a produção desse tipo de produto, já que, esse produto também vai ser muito útil na casa dessas famílias carentes que muitas vezes, assim como não tem recursos para comprar alimento, também não tem recurso para comprar um pano de prato e muito menos uma pantufa nesse período de inverno que vem chegando”. Acrescentou Patrick, que ao finalizar disse, “Acredito que quando o gestor trabalha empreendendo este tipo de projeto valoriza os trabalhadores do seu município, incentiva novos trabalhadores dignificando ainda mais o trabalho honesto e evitando que o dinheiro público seja destinado para empresas de grande porte e que fica muitas vezes fora do município e solicitou ao plenário que apoie este projeto considerando a necessidade extrema de desenvolver emprego e renda em Coronel Sapucaia e pediu ao que prefeito municipal junto com toda a administração que abrace essa ideia e implante esse projeto de economia solidária que pode ser desenvolvido aos detalhes com os técnicos capacitados que a prefeitura dispõe.