Vereadoras defendem a implantação do Programa Jovem Aprendiz do SENAI.

Publicado em: 19/09/2018 08:18 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Zé Roberto

As vereadoras Niágara Kraievski e Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, sempre com a atenção voltada para a comunidade sapucaiense, apresentaram a Indicação Nº. 137/2018, que foi aprovada durante a Sessão dessa segunda feira dia 17 de setembro. Nesse documento, as vereadoras solicitaram ao Prefeito Rudi Paetzold, juntamente com a Secretária Municipal de Assistência Social Ivone Paetzold, para que viabilizem a implantação do Programa Jovem Aprendiz do SENAI.

De acordo com as vereadoras, todo assunto relacionado ao programa de jovem aprendiz é tratado pela chamada Lei da Aprendizagem (10.097/00). Ela visa estimular o trabalho do jovem no país e vai de encontro a minimizar a grande dificuldade que a população com pouca idade tem em conseguir o primeiro emprego. A lei determina que as empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar uma cota do quadro de funcionário para a contratação de jovem aprendiz. O horário de trabalho do jovem aprendiz deve ser diferente do horário da escola, pois em espécie alguma deve atrapalhar o rendimento escolar. Ser um jovem aprendiz é ter a oportunidade de ingressar no mercado e aprender os primeiros ensinamentos da futura profissão. O objetivo principal do projeto é promover a inclusão social via a qualificação profissional, ou seja, é a oportunidade para aprender uma profissão, principalmente, quando não se tem condições de pagar um curso profissionalizante, curso técnico ou faculdade.

Ao concluírem, as vereadoras solicitaram aos empresários e inclusive vereadores que apoiem esse programa, para que o mesmo se torne uma realidade no município de Coronel Sapucaia.