Vereadora Claudinha pede ao Prefeito Rudi Paetzold a inclusão do adicional insalubridade e 14º salário nos vencimentos d

Publicado em: 27/11/2019 14:14 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Zé Roberto

A Vereadora Claudia Ferreira Maciel, sempre na defesa de todos, durante a Sessão dessa segunda feira 25/11, apresentou a Indicação Nº. 261/2019, solicitando diretamente ao Prefeito Rudi Paetzold, com cópia ao Secretário Municipal de Saúde, Flavio Galdino, que verifique as possiblidades de efetuar a inserção do adicional de insalubridade, bem como o repasse do incentivo financeiro adicional (conhecido como 14º salário), aos agentes comunitários de saúde e combate as endemias (ACS e ACE), criado pela Lei Federal nº 12.999/2014 e regulamentado pelo Decreto 8.474/15.

De acordo com a vereadora que por muito anos atuou na área da saúde, a mesma e conhecedora de que a profissão de agente comunitário não é uma tarefa fácil, onde ambos atuam no tratamento, reabilitação e manutenção da saúde dos pacientes, portanto existe a possibilidade de contágio devido ao contato com agentes biológicos. Exemplo disso são os procedimentos de tratamento, reabilitação e manutenção de portadores de hanseníase ou tuberculose, que recebem visitas periódicas dos agentes de saúde em casa para administração de medicamentos e acompanhamento.

Segundo a vereadora Claudinha, o direito ao recebimento do 14º salário é uma realidade em vários municípios, trata-se de um direito adquirido por lei federal, que, no entanto esses profissionais têm procurado ela diariamente solicitando a sua ajuda para receber o tal beneficio.

Claudinha também explica que nesse caso o que ela pode fazer é dar somente uma sugestão em forma de Indicação ao Poder Executivo que verifique as possiblidades de estar inserindo esses valores nos pagamentos dos ACS e ACE.