Vereadores exigem o cumprimento e execução da Lei Municipal nº 1362/2019, que notifica e até multa proprietários de terr

Publicado em: 07/05/2020 11:04 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa/Zé Roberto

Os vereadores; Patrick Erhart Pereira, Célia Cristina Arias Davalos, Claudia Ferreira Maciel e Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, através da Indicação Nº. 090/2020 solicitaram ao Prefeito Rudi Paetzold, com cópia ao Secretário Municipal de Saúde, Flavio Galdino, para que cumpra e execute a Lei Municipal nº 1362/2019 que Dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Prevenção e combate ao mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da dengue, do Zika e da febre chikungunya e dá outras providências.

De acordo com os vereadores, a Lei Municipal em questão, tem o intuito de combater o mosquito Aedes Aegypti, onde o município tem poder de conscientizar, notificar e se for o caso multar proprietários de terrenos baldios que criam focos do mosquito devido à falta de limpeza, bem como os cidadãos que mantem entulhos nos quintais e calçadas, da mesma maneira aos proprietários de veículos abandonados a céu aberto, causando poluição ambiental e foco de insetos, principalmente, o Aedes Aegypti.

Diante dos inúmeros casos confirmados de dengue no município, os vereadores decidiram reivindicar que a administração cumpra a Lei, porque dessa forma vai colocar todos no compromisso. Cada proprietário seja de residências ou veículos vãos ser obrigados a arcar com as suas responsabilidades no sentido de manter limpos seus imóveis.

E claro, que nesse caso tem muitas as exceções, onde existem aqueles que cuidam muito bem das suas propriedades, enquanto outros não fazem a mesma coisa, e esses deverão ser notificados e multados se for caso, porque é justamente por causas desses que muitos estão sofrendo com essa epidemia da dengue.

Na medida do possível a prefeitura esta fazendo a parte dela, mais a responsabilidade de manter os quintais limpos e sem o foco do mosquito Aedes Aegypti é individual, onde cabe cada um fazer a sua parte.