MANIFESTO PÚBLICO DA CÂMARA MUNICIPAL SOBRE O LOCHDOWN

CÂMARA MUNICIPAL DE CORONEL SAPUCAIA

Rua Teixeira de Freitas, 234 – Fone: (067) 483-1285/1518

www.camarasapucaia.ms.gov.ms

O novo Decreto Municipal de n. 009/2021, prejudica o comércio e a economia local com a determinação do fechamento total com início no dia 13 de fevereiro de 2021 as 20:00hs até a data do dia 21 de fevereiro as 23:59hs ficando possibilitada com algumas restrições a abertura de comércios com atividades essenciais.

A análise dos dados da evolução pandêmica, tanto no Brasil como no exterior, demonstra que países e regiões que foram bem-sucedidos pelo lockdown precoce no início do ano passado estão agora entre os que mais têm sofrido.

A falsa sensação de dever cumprido pelo isolamento é seguida de um relaxamento crescente que leva a descuidos e a intensificação da infecção.

Estudos recentes mostram que a conscientização e informação são mais importantes para a prevenção do que o isolamento. “E isto está faltando”.

O que precisamos como política pública é uma campanha constante de informação e conscientização as pesquisas demonstram que os principais focos de transmissão têm sido nas celebrações fechadas, de um modo geral, e em casa.

O MUNICÍPIO já iniciou a imunização das pessoas mais vulneráveis o que afasta a necessidade de um novo lockdown, pois com os mais vulneráveis vacinados gradativamente os leitos de hospitais ficarão mais vazios e não haverá mais superlotações.

PRECISAMOS conscientizar a população que é hora de dispor toda a estrutura hospitalar que temos exclusivamente para o atendimento e tratamentos dos casos de COVID 19, pois os postos de saúde estão à disposição para outros atendimentos.

Vale lembrar que não se trata de escolher entre saúde e economia, mas de adotar uma política racional, que coíba fortemente as aglomerações nas ruas e em festas, que faça intervenções localizadas e exija a observância rigorosa dos protocolos de segurança, mantendo, porém, o funcionamento da economia e colocando o lockdown como a ÚLTIMA das alternativas para o combate do CORONAVÍRUS.

Desta forma a Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, representante do povo Sapucaiense, juntamente com os demais vereadores dessa casa de Leis, REQUER DO PODER EXECUTIVO UMA FLEXIBILIZAÇÃO DO DECRETO DE N. 009/2021, ALÉM DA ABERTURA NOTURNA EM RODÍZIO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ENQUANTO PERDURAR A SITUAÇÃO CRÍTICA A QUAL O MUNICÍPIO ENFRENTA.

Coronel Sapucaia, 13 de fevereiro de 2021.

Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante

Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia