Vereadores defendem a construção de um local para armazenamento temporário de lixo hospitalar do Posto de Saúde situado

Publicado em: 26/04/2018 11:53 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Zé Roberto

Os vereadores; Joalmir Nunes de Oliveira e Patrick Erhart Pereira, tiveram a Indicação Nº. 081/2018, aprovada na Sessão dessa segunda feira 23 de abril. No conteúdo desse documento, os vereadores solicitam ao Prefeito Rudi Paetzold, com cópia as Secretaria de; Saúde e Infraestrutura, que realize a construção de um local de armazenamento temporário de lixo hospitalar para o Posto de Saúde situado na Aldeia Taquaperi.

De acordo com as Leis Ambientais vigentes, se faz necessário a correta destinação do lixo hospitalar, por este ser ou apresentar, em sua maioria, agentes biológicos, substancias químicas, materiais radioativos, materiais sanitários e materiais perfurantes ou escarificantes, e com ambiente externo apropriado para o armazenamento temporário desses materiais evita-se a contaminação ambiental nos arredores do Hospital Municipal ou no aterro sanitário.

Dessa forma, a empresa responsável pela correta destinação destes resíduos, efetuará a coleta neste local, que será, logo após a coleta, descontaminado e preparado para receber nova remessa de lixo hospitalar. Vale lembrar que a referida empresa é a responsável pelo tratamento final destes resíduos, usando processo térmico, químico ou irradiante, para que somente após isso, o lixo seja encaminhado para aterro sanitário adequado. Em conformidade ao pedido recebido pelo Diretor do Departamento de Meio Ambiente, o senhor Luiz Moacir Pereira que já encaminhou um ofício ao Secretário Municipal de Saúde, solicitando a construção de um local para o armazenamento temporário do lixo para o Posto de Saúde situado na Aldeia Taquaperi.

Mediante essa justificativa, os vereadores aguardam que o Executivo Municipal concretize essa proposição afim de que se cumpra o que determina as Leis Ambientais.